segunda-feira, abril 24, 2006

Conta postal

Desde a semana passada já tenho conta postal, por onde devo receber minha bolsa. Abri ela pela Universidade. Demorou um pouco mais que o comum porque esqueceram de me avisar que eu tinha que assinar o formulário. Tive que voltar no escritório de assuntos internacionais para fazer isso, e lá estavam vários outros estrangeiros fazendo o mesmo, então acho que foi mais falha deles (de não avisar, já que o formulário é todo em japonês) do que nossa. Ganhei um talãozinho da conta com informações como o saldo (tive que depositar a fortuna de 10 ienes para abrí-la) e o cartão de acesso aos caixas eletrônicos.

O cartão, mostrado abaixo1, é meu “kyasshyu kaado“ (“cash card” falado na maneira “Seu Creyson” de ser dos japoneses) e tem duas coisas interessantes. A primeira é óbvia: meu nome está escrito em katakana, alfabeto japonês para termos/nomes estrangeiros. Esse é meu primeiro cartão plástico com meu nome escrito assim. Alias, dessa vez estou usando meu nome com a pronúncia mais próxima da correta (“dorebesu hoberuto yungu”, ドレベス ホベルト ユング) que da outra vez que vim (quando usei “roberuto”, ロベルト, com “r” fraco, como no inglês “robert”).

A segunda coisa sobre o cartão, mais discreta, é que ele é “mágico”, pois não tem tarja magnética. A explicação é que ele tem um chip de RF, pelo qual se comunica com o terminal. Já estou aprendendo a operar a maquininha, pra fazer meus depósitos, retiradas, e consultar o saldo. O interessante é que ela dá troco: é possível colocar uma nota de 10 mil ienes e depositar só um iene, e a máquina devolve os 9999 ienes restantes em notas e moedas correspondentes.

1 O número da conta foi borrado na foto, por segurança.

5 comentários:

Anônimo disse...

e desde qnd estudante do monbusho faz deposito?!?! nois eh tudo pobre! hehehe

Anônimo disse...

Tha, ãnh... teu nome é o em marrom ou o em branco??? :P
hehehe ^^
Eu aqui, quando cheguei, já tinha conta aberta e com o depósito do primeiro mês da bolsa! :)

Anônimo disse...

Oi guri!!! E como eh que tu consegue ler os extratos bancarios???? Em chines eu aprendi a escrever ateh 4, eh soh fazer uns risquinhos hehehe...mas espero que no Japao eles usem os nrs. como nos, senao como eh que tu vai contralar as tuas financas??? Beijo!!!

Anônimo disse...

Eh cara... a secretarias das unis japonesas, especialmente a toudai, sao uma coisa incrivel. Nao importa quantas centenas de estudantes estrangeiros passem por ali todos os anos, eles sempre agem como se fosse a primeira vez que eles estao fazendo aquela parte da papelada na vida.

Ainda estou para ver o dia em que vou encontrar uma pessoa na secretaria que vai me dizer de cara "ah, ja sei, neste caso eh pra voce fazer isto, isto e isto".

Anônimo disse...

hoberutu tudo bem . a nanda mandou o link para a marilia que tem acompanhado teu blog e me conta .a marilia disse que se tu encontrar com ela no MSN ela fala direito contigo so tem aquele probleminha dos horarios, espero que tudo de certo na tua estada por ai. Riquejung Tiodisse