sábado, dezembro 30, 2006

Checkpoint

Viajo amanhã, para o interior do Japão. Volto só pelo dia 2 ou 3. Esse é, portanto, o último post do ano. Todos os planos e objetivos de 2006 foram alcançados, além de algumas agradáveis surpresas. A fase de adaptação no Japão já se acabou. Espero, para 2007:

  • Aprender a falar japonês. Já entendo bastante coisa, já me viro no dia-a-dia, mas ainda tenho dificuldade de me expressar, de ter uma conversação, mesmo que básica, com as pessoas. Para alcançar esse objetivo pretendo aumentar meu vocabulário e redecorar padrões de expressões que já aprendi mas esqueci pela falta de prática.
  • Fazer mais amigos japoneses. Isso depende bastante do item anterior. Sei que não vou entender tudo daqui, mas vou entender muito mais se tiver contato com pessoas da terra que possam (tentar) me explicar as coisas do Japão e como o povo japonês pensa. Para isso, vou tentar aproveitar melhor as oportunidades que tenho de ter contato com as pessoas daqui.
  • Definir melhor o tema da minha tese. O plano original não era maduro o suficiente, além de chato, então estou procurando um novo assunto. Tenho uma idéia, parece legal. Vi que já fizeram algo parecido, mas não aprofundaram o tanto quanto eu gostaria. Só preciso agora convencer meu orientador que a idéia é boa e achar aliados que estejam interessados em trabalhar comigo.

Quando voltar escrevo sobre os assuntos atrasados: visita do meu pai e irmã, Natal e, até lá, Ano Novo.

Abraços e obrigado pela companhia. Por que não aproveitar para deixar um recado de fim de ano nos comentários? Pode ser qualquer coisa... uma apresentação, crítica, sugestão, um pedido ou um singelo “oi”. Todos serão muito bem recebidos.

Yoi otoshiwo (良いお年を), e até 2007!

8 comentários:

Anônimo disse...

Daí, tchê!

Tava passando pelo teu blog e achei por bem te deixar um "alô"... :)

Um feliz 2007 pra ti! Muita saúde, paz e sucesso!

E uma boa viagem...

Abraço!

Ely

L.e.t.í.c.i.a. disse...

Ahhh.. boas festas e espero q vc consiga atingir as metas de 2007!!!

Unknown disse...

Feliz 2007 !!! :)
abracao!

Júlio disse...

Feliz 2007, Drebes! Muita sorte e alegria!
Um abraço!

Anônimo disse...

Feliz 2007!
Agora é guardar dinheiro pra te fazer uma visita e ver o Colorado no Japao. Dessa vez tem de sair!!
Abraço.

Marilia Melo disse...

Oi Drebes,

vc eh uma pessoa q eu aprendi a achar interessante hehehe e apesar de nao ser japonesa, quero q possamos nos aproximar em 2007. nem q seja morando no mesmo dormitorio =)

Tudo de bom pra vc em 2007, e poucas coisas ruins tbm ;)

Beijao!

Anônimo disse...

Oi!
FELIZ 2007!!
Ainda estou esperando um post sobre o teu Natal! :-)
Beijo!

Anônimo disse...

Po, o cara soh diz que tem irma quando ela estah no Japao .... :-)