terça-feira, junho 06, 2006

“Interrompemos nossa programação para troca de equipamentos...”

Tenho atualizado esse blog menos do que gostaria, e aqui colocado menos fotos do que seria interessante. Vou explicar alguns dos motivos disso estar acontecendo.

Não é que minha vida esteja tão ocupada que eu não tenha tempo pra fazer atualizações, nem tão parada que não tenha nada interessante sobre o que escrever. Resumindo, o problema maior é técnico, relativo ao meu acesso a internet e a minha camera digital.

Eu pensava que assim que tivesse internet em casa o problema estaria resolvido, mas não foi bem assim que aconteceu. Estou com internet em casa a cerca de 15 dias. Eu e o Marcelo, um outro brasileiro que mora aqui no meu dormitório, estamos dividindo o acesso a internet que ele assinou. O serviço a princípio é muito bom. Se paga cerca de 27 dólares por um acesso de 100 Mbit/s (cerca de 250 vezes mais rápido que o acesso típico de “banda larga” no Brasil). Isso é possível porque no nosso dormitório chega um cabo de fibra ótica da NTT e ela distribui o acesso via DSL dentro do prédio, que possui seu próprio “servidor de DSL”. Na teoria tudo perfeito, se a gente não dividisse o acesso.

Eu moro de um lado de um corredor e o Marcelo do outro, praticamente na minha frente (na verdade do lado, já que o corredor é em forma de “T”). Como fica complicado passar um cabo pelo meio do corredor, compartilhamos a internet por uma rede wireless (sem fio). A distância é pequena, mas meu notebook tem revestimento de alumínio, e sabidamente ele tem alcance de rede sem fio mais baixo que o comum. Além disso, nossas portas são de metal, o que atrapalha o sinal, e existem outras redes wireless em nosso prédio, o que também contribui com interferência. Então a qualidade do sinal fica muito baixa, e o acesso a internet fica indo e vindo, em algumas horas de forma insuportável pelo grande número de mensagens (informações) que se perdem na transmissão. Isso, também, explica porque tenho falado pouco no MSN, e quando uso, se não respondo alguma mensagem, não é porque esteja ignorando as pessoas mas sim porque algumas mensagens estão se perdendo.

Felizmente, já encomendei meu notebook novo, que dizem ter alcance wireless muito melhor. Tenho esperança que com ele a internet fique decente, e se não ficar, assino logo o serviço pro meu quarto também.

A outra questão é da minha camera digital. No Brasil eu tinha uma camera digital que eu gostava muito, da Pentax, chamada Optio S. Só que como eu vinha para a “terra dos eletrônicos” não fazia sentido trazer, e deixei ela no Brasil pensando em comprar uma nova aqui. Decidi comprar o modelo atualizado da mesma camera, Optio S6, esperando que essa seria ainda melhor que a que eu já tinha, já que é mais moderna.

Foi difícil encontrar a camera pra vender por aqui. Quase todas as lojas não a tinham mais a venda. Mas por fim consegui e a comprei, ainda no primeiro mes que cheguei. Só que a camera foi uma grande frustração. O modo automático dela tira fotos muito ruins. Situações um pouco escuras geram fotos extremamente escuras, e um pouco claras geram fotos claras ao extremo. Além disso, ao se pressionar o botão para fotografar, o autofoco leva uma eternidade para se regular, e portanto a foto também demora a ser tirada. Quando eu vou tirar a foto sei como lidar com isso, mas se peço a alguém para que tire uma foto, dificilmente a foto fica boa.

Vou tentar revender a camera para a mesma loja onde comprei, eles aceitam produtos usados. Se me derem metade do que eu paguei já fico feliz, pois se permanecer com ela considero uma perda total. E já decidi qual camera irá substituir a atual: será uma Panasonic Lumix FX-01. Se conseguir revender minha camera, devo comprar a nova ainda mês que vem, caso contrário até o fim do ano. Com isso, finalmente, terei mais fotos e videos para disponibilizar por aqui.

Então enquanto meus “equipamentos” não forem atualizados, vou suspender as atualizações desse blog. Mas dentro de “alguns instantes” regressaremos com nossa programação normal...

7 comentários:

Anônimo disse...

Nãããão Drebes!
Não abandona!!!

Eu gosto de ler teus posts, ainda que não tão frequentes!

E ademais, como eu vou saber se tu tá bem, se teve treinamento de terremoto e todas as coisas divertidas?

Voto contra o sumiço temporário!

=o)
Mity

Anônimo disse...

Realmente o teu notebook é uma porcaria! Faz o seguinte, despacha ele p/ mim que eu dou um sumiço nele... hehe..
Qual vai ser o próximo? um MacBook?

Por enquanto tu podes sentar no chão do corredor, na frente da porta do cara, com o note no colo para usar a internet... :-P

Anônimo disse...

Não é no chão do corredor! E sim na porta do banheiro!..;)

Anônimo disse...

Deixa eu adivinhar... tu tens um PowerBook, acertei? Se sim, compartilhamos do mesmo problema :( O foda é passar por situações como uma que tem um cara do teu lado acessando a rede wireless e o teu notebook dando a msg de nenhuma rede wirelless encontrada.
Refaço a pergunta do Huff... qual é o notebook que tu vais comprar que resolve esse problema? :)
Abraço!

Anônimo disse...

Que mensagens se perdendo que nada... tu nao responde no msn pq tu eh um baita mal educado mesmo...

[]s
egon.

Anônimo disse...

Po Drebes, o teu note era/é muito bala. Essa do Wireless foi só uma desculpa para comprar um mais bala né? Manda as fotos da "crianca" assim que tu tiver o note e a máquina nova :-)

Grande abraco!

Anônimo disse...

Poxaaaa... que chato isso ne...

Demo shouganai... mas qq coisa eu te empresto a minha camera e eu tb posso tirar umas fotos suas qd a gente sair juntos... por falar nisso tenho que te mandar as fotos de Shinjuku... :p hehehe