segunda-feira, março 27, 2006

Luzes cegantes

Deve-se pelo menos questionar uma lista das 15 vistas urbanas mais bonitas do mundo que, ao escolher uma cidade brasileira, coloque São Paulo ao invés do Rio de Janeiro. Mesmo assim, vale o link, que talvez explique o título deste blog (na quinta colocação).

Na verdade, a idéia de criar o blog surgiu perto da data do show da turnê Vertigo da banda U2, que assisti em Buenos Aires. Precisava um nome para ele, e ouvindo a música “Where the Streets Have No Name” veio o primeiro insight. No Japão, a grande maioria das ruas não tem nome, e os endereços são dados de uma forma hierárquica que divide as cidades em zonas, as zonas em quarteirões, e os quarteirões em prédios, de acordo com a ordem em que foram construídos.

Essa música, porém, é muito conhecida e queria um nome não tão popular. “City of Blinding Lights” foi a música de abertura do show, e Tokyo é, também, uma cidade de luzes cegantes, mais que qualquer outra no Japão. E onde estarei morando.

2 comentários:

Anônimo disse...

A foto de Shanghai parece feita em CG.
Legal da de Tóquio é justamente com relação ao título do teu blog mesmo... Ainda tá entardecendo, ainda tem luz do sol lááá no fundo, rosada, e a cidade já tá toda iluminada, piscante.

Unknown disse...

É engraçado como essas coisas são... O mesmo sol que a essa hora tá colocando esses últimos raios do dia sobre Tokyo, nesse mesmo momento tá começando a iluminar o Brasil e Porto Alegre.

ps: Tu vai ganhar o título de cidadã honorária desse blog pela participação ativa nos comentários.