segunda-feira, setembro 08, 2008

O ovo do Godzilla

Aqui no Japão é muito comum presentear produtos “consumíveis”, principalmente quando se visita alguém. No início achava esse hábito meio estranho: quando a gente dá um presente, espera que a pessoa o guarde, se lembrando da gente, não? Mas aqui, principalmente pela questão de espaço, é muito comum se dar comidas, frutas, até produtos do dia a dia, como presente. Existe até uma época do ano em que os supermercados preparam caixas cheias de produtos comuns, como óleo, sabão em pó, macarrão, etc, para se presentear. É como aquelas cestas de produtos importados que se vende no Brasil, com a diferença que os produtos são os mais ordinários!

Tem uma conseqüência muito boa desse hábito: se a gente ganha um produto bom, consome com prazer, lembrando da pessoa. Se é um produto que não agrada, a gente acha alguém e passa adiante! E na próxima vez que a pessoa vem visitar, tudo bem, o produto já foi consumido (seja pela gente ou por terceiros), não se espera que o produto ainda exista. Não precisa se dar explicação.

Frutas já são naturalmente produtos caros no Japão, mesmo no supermercado, e além disso existem “fruteiras de luxo” que comercializam as frutas mais perfeitas imagináveis, presentes bastante populares. Essas lojas, em geral, ficam em lugares chiques, com aluguéis que só podem ser pagos com os salgados preços das frutas que elas vendem. Esses dias passando em frente a uma dessas lojas, tirei as seguintes fotos de melancias.

A primeira foto mostra a famosa “melancia quadrada” japonesa. Ela é criada dentro de um recibiente de vidro, que dá forma a melancia, quebrado quando a fruta está pronta pra ser comercializada. O preço dessa melancia é 13 000 ienes, cerca de 210 reais. Na foto tem também a novidade, a melancia piramidal, além de outros tipos, como a melancia amarela, e demais frutas.

A segunda mostra outra novidade: Gojira no tamago (ゴジラのたまご). Gojira é “Godzilla” e tamago, “ovo”. Portanto, “ovo do Godzilla”. Sim, é a mesma melancia que no Brasil custa uns 5 reais. Só que aqui, por ser o “ovo do Godzilla” ela sai pelo precinho camarada de 13500 ienes (220 reais).

5 comentários:

Rafael Huff disse...

Caramba! Nunca mais vou reclamar dos preços das frutas aqui na Alemanha.
Eu já achava aqui caro...

Duvido que tu tenhas comprado o "ovo" para saber se o bicho não estava ali mesmo!

No Brasil, por 5 pila, o máximo que pode ter é um picachu! :P

Abração!

Júlio disse...

Só pra ter uma idéia: quanto custa um quilo de laranjas e um de maçãs por esses lados?

Atsu disse...

Uma dica de receita pra comer esse ovo de godzilla:

http://cerealbox.com.br/w/2008/08/18/ovo-de-godzilla/

Denise de Oliveira disse...

Oi! Li esse post ontem (09/08) e hoje saiu oferta de melancia por R$0.77 o Kilo no jornal! só não tinha ovo de godzila hehehe :-D

drpaulo.com disse...

Comer melancia aqui no Brasil ficou muito mais gostoso depois dessa... hahahha